quinta-feira, 30 de julho de 2009

Diáspora Natural


Onde estão as pessoas mais importantes da minha vida? Pra onde foram? Quer dizer, se pudéssemos tirar um instantâneo (Polaroid) de qualquer momento do passado, perceberíamos que naquele momento, entre outras coisas que tínhamos, havia pessoas que nós considerávamos "as mais importantes do mundo". Onde elas estão? Mas o que é realmente assustador é que você pode retroceder ou avançar no passado, sempre encontrará outros grupos (sim, grupos!) de pessoas importantíssimas. Mas.. Até quando o foram?

Uma coisa que sempre me intriga na vida é o fato de as pessoas sempre encararem o seu momento atual como uma muito provável realidade futura. Certa, quase inquestionável. Mas nossa experiÊncia de vida (por menor que seja) já nos ensinou que não é assim, não é mesmo? Se refizermos nossos passos, certamente iremos sorrir em alguns momentos, e perder o olhar no horizonte em outros. Mas a questão é que já estivemos pior e melhor antes, de uma forma ou de outra.

Já tivemos grandes amigos e alguns amores; Já estivemos totalmente sós. E não importa como estejamos agora, passaremos por tudo isso de novo. E de novo.

Mas as pessoas realmente importantes ficarão guardadas na memória, ou no coração.

Algumas lembranças são quentes como um abraço, como um afago; Outras são frias como despedidas difíceis. Entretanto, nenhuma pode ser alterada, descartada, ou simplesmente ignorada, por estar ali, registrada na história de nossas vidas. E essas pessoas estão todas lá, numa ilha chamada Saudade. E suas histórias, às vezes, se confundem com a nossa, e devem ser contadas junto portanto, por serem comum a ambos.

E o futuro, é um túnel escuro, com luzes que se acendem à nossa passagem, nos conduzindo através da vida, ao encontro de outras páginas ainda em branco e de outras pessoas, que um dia, também habitarão em nossa pequena ilha.

(Uma última questão: Porque deixamos para perceber o valor e a importância de algumas pessoas ao nosso redor só quando já estão além do alcançe das palavras? Quanto custa dizer: EU TE AMO, enquanto pode fazer toda a diferença do mundo?)

Bom, só me resta dizer que amei, amo e amarei todas as pessosa importantes do MEU MUNDO, e espero, realmente, também poder um dia, afagar suas memórias.

À memória dos que se foram....

Texto Original: Guilherme Castelo.
26/01/06

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe: