sexta-feira, 21 de janeiro de 2011


Postei esses textos do Bruno Tausz, porque, além de muito bem embasados e bem escritos, sinto-me revoltado ao ver como certos "donos" tratam seus bichos, sobretudo os cães. Já vi coisas realmente tenebrosas e ultimamente, tem circulado pela internet, uns e-mails divulgando maus tratos contra cães e resolvi me pronunciar.

Tenho um Cocker Spaniel Inglês preto, lindo de morrer. O encontrei na rua, ainda filhotinho, quase para ser atropelado por um táxi, tremendo de medo. Não tive dúvidas: me joguei na frente do carro para salvá-lo. Tão pequeno e tão preto, que acho que o motorista nem o viu. Mesmo assim, ainda dei uma bronca no pobre do motorista por quase matar o "meu cachorro". O amei imediatamente. inexplicavelmente. O trouxe pra casa e cuidei dele (tá bom, meu pai comprou os remédios, porque eu não tinha um puto na época), todo pirentinho que ele tava, coitado... deve ter fugido de alguma dessas casas onde se criam cães com o único objetivo de reproduzi-los para ganhar dinheiro vendendo os filhotes. Mas esse não. Esse a vida me deu, não para ser um objeto comercial, mas para ser o meu melhor amigo. Se o salvei da morte ainda bebê, ele já me salvou da loucura e da solidão inúmeras vezes...

Já vi abusos indizíveis contra animais. Já chamei a polícia. Já briguei com "donos", mas não adianta... Parece que não há como fazer certas pessoas verem as merdas que fazem. Você só conhecerá o amor verdadeiro nos olhos de um cachorro... e fidelidade também. Não importa quantas coisas caras e belas você dê pra (o) sua (seu) namorada (o), ele sempre poderá te trair. Seu cão, jamais. Dê a ele apenas um afago e você vai ver o que e felicidade...

O que mais me revolta, é certas pessoas acharem que, por serem capazes de formar raciocínios um pouco mais complexos, são melhores que os bichos. Isso é uma idiotice sem tamanho! Não importa se você é capaz de recitar o alfabeto grego de trás pra frente, não duvide, na essência, VOCÊ É UM ANIMAL.

A diferença é que o seu cachorro não pode se defender. Não pode fugir de casa (às vezes pode), e não pode te PROCESSAR. Mas a questão fundamental, é que mesmo que pudesse, não o faria, porque não importa o quão idiota você seja, ele te ama incondicionalmente. Será que você pode dizer isso de alguma pessoa? (mãe não conta!).

Enfim, meu conselho: ame todas as formas de vida (tá, menos as baratas!), e as respeite. Lembre-se que se você se acha inteligente e racional, passa a ser sua a obrigação de ser o melhor sujeito possível. E nunca dê um cão (ou outro animal) como presente - você não sabe se a outra pessoa irá querer ou saber cuidar dele. ter um animal doméstico é um ato de amor e escolha. E essa escolha é PESSOAL e INTRANSFERÍVEL!

Já aos que amam e cuidam de seus (e de todos) bichos, parabéns e continuem assim, mesmo que o bicho te morda, mesmo que o síndico brigue, mesmo que ele rasgue a sua roupa (o meu já destruiu dezenas de roupas e toalhas minhas), mesmo que ele adoeça.

Saiba que realmente "amor, com amor se paga", e que "não há coisa melhor no mundo, que amar e ser amado".

2 comentários:

Van disse...

Realmente...é uma grande verdade tudo o que vc disse, me solidarizo em gênero, número e grau.

Tanto que adoro cachorros e, quando era criança tínhamos em casa 11 vira-latas, todos amados, extremamente bem cuidados, alimentados, vacinados e carinhados por todos de casa !

Hoje, moro em apartamento e morro de dó de trazer um bichinho pra viver aqui comigo nesse micro espaço e saber que algumas horas do dia ele teria de ficar sozinho, sem atenção...não quero isso. Quero ter um quando tiver condições para criá-lo e um espaço em que ele possa ter dignidade pra viver...uma casa com quintal pra ele correr à vontade !

Te sigo sempre ! Grande Beijo.

Guilherme Castelo disse...

Obrigado pelo comentário, Van, e por seguir o blog. Seus comentários sempre serão bem-vindos!

Beijo.

Gostou? Compartilhe: