sábado, 8 de agosto de 2009

É proibido proibir!!


Aí também já é exagero, hein?

Vi recentemente na TV, que a lei anti-fumo, foi sancionada e mandada cumprir em São Paulo. Parece que há até uma "patrulha anti-tabaco", que tem a atribuição de informar e multar, seguindo a dita lei. Achei interessante ver a moça que dava a entrevista afastar-se apenas uns três passos de onde estava, para "ter acesso à área de fumantes", que no caso era a calçada. Sabe onde ela estava? Sentada à uma mesa, também na calçada, só que sob um toldo. Pode??! Quem fez a lei só esqueceu de avisar a fumaça que era proibido voltar pro bar.


Aliás, vamos falar de fumaça. É bem verdade que a fumaça do cigarro faz mal à saúde, mas não estamos sendo extremistas, não, hein? E falso-moralistas também. Senão, vejamos:

1. A maioria dos desodorantes e desodorizantes à base de aerossol contém CFC, bem como as geladeiras, freezers, e centrais de condicionamento de ar.

2. Os carros, que todos nós usamos, poluem o Meio Ambiente, além de ser um dos grandes responsáveis pelos casos de morte por câncer nos pulmões, em pessoas que viver em grandes cidades, incluindo as que não são fumantes, nem mesmo passivas!

3. As queimadas, mesmo as pequenas, assim como a somatória de TODAS as fogueiras de São João, as churrasqueiras gaúchas, e TODAS as outras formas de fogo e calor pelo globo terrestre, influem no efeito estufa, tendo consequências seríssimas no Aquecimento Global.

4. E, vamos falar um pouco sobre outros vícios: O meu exemplo predileto: O Álcool.

É, a cervejinha, que todos vocês adoram! E o vinho dos italianos, que acompanha aquela massa, aquele peixe... E o que falar do champagne, com o qual se celebram tantos momentos inesquecíveis! Pois é, vocês assistem aos jornais? Já viram o percentual de ACIDENTES COM VÍTIMAS FATAIS, bêbados, completamente chapados, ou os que dizem que só beberam "um pouquinho". Fala sério, quantos de vocês NUNCA dirigiram após beber? Ou se não dirigem me respondam: Quantas M... Vcs já fizeram sob influencia do Álcool? Quantas vezes, após acordar de uma noite daquelas, com uma ressaca dos diabos, você lembra das besteiras que fez, das pessoas que beijou (E Não devia!), das que desapontou ou decepcionou, E VOCÊ SABE QUE NÃO DEVIA. Do vexame que você deu na frente daquela pessoa importante, ou do grupo de amigos. Ah, e os amigos, hein? A maioria te acompanha na bebedeira, mas poucos gostam de lidar com um bêbado (ou bêbada) chato (a), não é? E as pessoas nem percebem o quanto são chatas quando bebem. Falam perto (que bafo de álcool!), ficam te agarrando, dizendo que são teus amigos eternos, e tal, mas a mesma influência que o cérebro recebe e que o faz "tão seu amigo", pode mudar repentinamente. Quantos casos de agressão entre amigos bêbados conhecemos?

Mas o que me deixa mais confuso, frente à essa realidade, e às notícias, É QUE CONTINUAM EXISTINDO COMERCIAIS DE BEBIDAS, EM TODOS OS LUGARES. Vocês já perceberam a quantidade de mensagens subliminares existem sobre bebida nas novelas, nos filmes...? É tipo assim: Dois homens conversando, entram em uma sala, um vai até o canto, pega um copo e diz: "aceita um drink?". Ou é um casal apaixonado, nas preliminares, ela deitada, ele derramando champagne nos seios dela, tudo muito romântico... Até o Ronaldinho, atleta, que deveria passar uma imagem de vida saudável, aparece num comercial de cerveja!! Que tipo de mensagem (e imagem) ele tá passando?

Claro que as pessoas (especialmente as que bebem), sabem que tudo isso é verdade. Sabem que TAMBÉM tem um vício que afeta OUTRAS pessoas, tanto quanto (ou mais!) que o cigarro. Não quero DEFENDER O CIGARRO, nem fazer apologia ao uso, aqui. Só quero equilibrar um pouco as coisas.

Evidentemente, nota-se que sou fumante. Consciente em TODOS os sentidos. Tanto de que vou morrer (pelo cigarro ou não) , quanto de que quem não fuma tem o direito de respirar o ar sem fumaça (mesmo que isso seja uma utopia! Lembra do que eu disse sobre os carros e queimadas?). A questão é que algumas pessoas usam-se disso pra externar sua forma não assumida, de preconceito. E discriminação. Quer dizer que os fumantes não tem acesso à mais nenhum lugar no mundo? Só às suas casas? Não pode passar a tarde com a família no shopping, ou ir a um restaurante, ou mesmo (o mais incrível, dada a natureza do lugar), um bar. O que mais incomoda é a estatização dessa discriminação. É justamente o "faça cumprir", que é o problema. Mesmo nos lugares onde todos são fumantes, ou os não-fumantes não se importam em estar no mesmo ambiente (bar), É PROIBIDO FUMAR!

Isso me leva à uma pergunta: Onde estão os direitos civis? Todos não tem direito à liberdade, igualdade e fraternidade? E se de repente resolvessem te PROIBIR de tomar Coca-Cola, ou melhor ainda, de comer batata frita, pizza, churrasco, e todas as coisas gostosas que você adora (mesmo sabendo que são veneno!!)?? E se de repente, não mais que de repente, proibisse TODOS os tipos de álcool ingeríveis em Território Nacional? Como seria a sua vida, OBRIGADO POR LEI, a não tomar sua cervejinha? Como seria a happy hour?

Acredito que as pessoas estão se deixando levar por questões mais pessoais que tipicamente lógicas ao apoiar e "fazer cumprir" tal lei. Acho que as pessoas não estão abrindo os olhos o suficiente para perceber o quão INCONSTITUCIONAL é essa lei.

-->Resumo da ópera: Pimenta nos olhos dos outros é refresco!!!

****************************Justificar

Nota: Por isso mesmo, nossos sábios irmãos portugueses inventaram o cigarro eletrônico, sem fumaça e com vários sabores. Dá até pra ligar na tomada!!
Será que dá barato?

E choque?

Eu hein...

Guilherme Castelo


Tá aí pra provar!

Nenhum comentário:

Gostou? Compartilhe: