domingo, 30 de agosto de 2009

Metades



Toda Mulher inteira
É feita de duas metades.
Enquanto uma Mente,
A outra diz a Verdade.
.
Se uma metade gosta,
A outra não quer saber.
Metade está disposta,
Outra quer esquecer.
.
Se um pedaço é Anjo
a nos enternecer,
o outro lado é o Demo
A nos enlouquecer.
.
Mulher prá ficar inteira
Tira pedaços de um Homem.
Como foi feita a Primeira,
Até hoje nos consomem.
_________________________________
Creio que o texto seja de Pedro Malanski.

O retirei do site:

http://
blig.ig.com.br/pedromalanski/page/2/

O que desejo



O que escrevo, o que digo, o que eu vejo,
Digo,
Porque desejo.

Aquele cheiro, aquele abraço, aquele beijo,
Beijo,
Porque desejo.

De tudo um pouco, por muito pouco, só mais um pouco,
Louco,
Porque desejo.

E o que desejo, só tenho um pouco, te chamo rouco,
Anjo,
Porque desejo.

Se não entendes, tudo o que digo, não é contigo,
Segue,
Porque desejo.

Desejo mesmo, poder ser livre,
de alma livre,
Amar,
Porque desejo.

_______________________
Original: Guilherme Castelo

E a chuva Cai...




A chuva cai no chão,
Pão.

A chuva cai na calçada,
Furada.

A chuva cai nas ruas,
Nuas.

A chuva cai à tarde,
Invade.

A chuva cai, não cai
Se vai.

A chuva cai tão bem,
Em Belém.
_______________________
Original: Guilherme Castelo

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Inconsciente (confusamente) Coletivo


Voltamos às origens, ao primata, ao ininteligível. É curioso constatar esses fatos agora, em um momento da história em que vivemos a plena efervescência da ciência, da tecnologia e (pasmem!), da comunicação. Como podemos viver tal paradoxo? Até parece que o excesso de informação causou uma confusão mental nas pessoas que ninguém mais se entende; quanto mais conhecemos a sociedade, menos queremos nos associar. De fato, em alguns casos deixamos até de ser sociáveis, uma vez que percebemos que nessa confusão, ninguém sabe em quem confiar. Políticos corruptos, policiais criminosos, cidadãos desonestos. Por outro lado, temos ecologistas assassinados, crianças seqüestradas, jovens espancados, índios queimados, balas perdidas, balas achadas, gente morrendo nas baladas, e a lista não termina.

Parece não haver mais limites para a barbárie. Qualquer motivo simples é o bastante para tirar a vida de alguém. Imagino que nem todos querem matar, mas é a capacidade que tem de infringir danos a outrem sem escrúpulos, arrependimento ou hesitação o que assusta; matar é a conseqüência, muitas vezes não desejada mas nem ao menos cogitada no momento de fúria, ou adrenalina, dependendo do caso. O uso de substâncias psicoativas também tem um papel fundamental no mau julgamento e no senso crítico das pessoas, sobretudo das que cometem crimes, pela própria tensão das situações em que geralmente se envolvem como assaltos, tiroteios, fugas, vinganças... O ciclo se repete; e a violência só aumenta.

Violência... Conhecemos tantas formas de violência que ás vezes, me custa acreditar que ainda haja mais que isso a se fazer com as pessoas. Contudo, minha razão me diz que infelizmente há, que não há limites para a imaginação e para a crueldade humana. Ninguém está seguro, em lugar algum. As grades são para nós, as ruas não.

Lembro de um proeminente corrup...(ops) político do estado do Pará, que ao ser questionado sobre a segurança pública no Estado, saiu-se com essas: “-Não há isso de insegurança pública, como estão dizendo, o que há é apenas uma sensação de insegurança”. Pode? Pode, ele tem carro blindado.

O que não pode é menores criminosos continuarem matando porque a lei os protege. Não pode é nossas crianças sendo raptadas, molestadas, mortas ou aprisionadas por anos em porões escuros. O que não podemos é consolidar o estilo Isabella de morrer. Não podemos é continuar comprando armas em concessionárias, para usar com munição etílica. Não podemos continuar tratando com tanta leviandade a única coisa valiosa que de fato temos, a vida.

E o que podemos fazer? Só a nossa parte, por menor que seja. Uns salvam vidas com remédios, outros com canetas. Alguns com a música te ensinam a sorrir, outros com as palavras que escrevem, te ajudam a pensar.

Sozinho no escuro (alone in the dark)

O que de fato significa estar só? Às vezes, estamos imersos na multidão e nos sentimos sós. Às vezes, trancados no silêncio do quarto, madrugada a fora, estamos mais acompanhados do que nunca. O coração não está só. A mente se acalma; ela sabe, e é o bastante.

Quantas vezes recebemos condolências de quem não se importa, apoio de quem de fato só nos que mal, sorrisos que querem nos devorar, aos pedaços. Quimeras e falácias. E pra nós, solidão.

Todos querem estar com alguém; poucos entendem o que isso significa. “Estar” além do físico, do presencial. Estar dentro de alguém é habitar mesmo, outra vida. É povoar pensamentos, é invadir os sonhos. Estar é mais que um verbo auxiliar, é um estado de espírito. É algo que não se força, se sente. Não se cobra, se espera.

O que dói mesmo é perceber que tantas pessoas tão importantes pra nós têm consciência de que o são, e ainda assim, não estão.

O país onde moro

Puta merda! A gente se ferrou de novo! Digo a gente do ponto de vista do oprimido, irmão meu, sangue do meu sangue, sangue brasileiro. Todos nós estamos entre os fogos cruzados, de todos os tipos.

“Mas se ergues da justiça a clava forte,

Verás que o filho teu não foge à luta,

Nem teme quem de adora à própria morte.

Terra adorada, entre outras mil és tu Brasil, ó pátria amada,

Dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada Brasil.”

Bonito, não é? Também me arrepio, sou brasileiro! Mas... Experimente cantar com a barriga doendo, fazendo dupla com a fome. “– Vai procurar trabalho!” precisa de estudos (como? Onde?) e ter saúde, mas desse jeito? Ferrou de vez... Estamos patrocinando especializações, mestrados e doutorados em corrupção, tramóias e afins. E como eles aprendem rápido no planalto central!

Daí os fundos, no fundo, estão à amostra. A saúde vira suruba, e mesmo relaxando, não dá pra gozar. Nós não, pelo menos. O cara morreu, a TV mostrou, todo mundo viu. E aí? A morte deve estar de férias por aqui. Mas pra não perder o costume...

- mãe, to sentindo um zunido no ouvido...

- abaixa aí moleque! Quer encontrar uma bala perdida?

Perdidos estamos nós, as balas é que nos acham. Cadê as criancinhas? Traficadas como bichos, ou menos. É carro-bomba, homem-bomba, e essas bombas só explodem na gente.

“Colapso na saúde”, “crise aérea”, “problemas na agricultura”, “quebra de decoro parlamentar”. Estamos ampliando a língua, criando novos hábitos idiomáticos, fazendo escola, ou melhor, não fazendo escolas! E o povo continua totalmente analfabeto quanto à essa língua, tão atual e recorrente, o safadez!

E todos falam fluentemente: traficantes e senadores, polícia e bandidos, homicida e juíza. Claro, todos aprenderam na mesma escola. Escola essa, aliás, também freqüentada pelos seus filhos, que se reúnem à noite, para espancar empregadas.


*************************************

Ps.: Eu sei que todos os fatos citados no texto já são história antiga (como qualquer crime com mais de um mês, no Brail), mas gostei do texto e o achei pertinente na época. A bem da verdade, mesmo agora, é só mudar os exemplos a ainda fará sentido. Infelizmente.

______________________________

Texto Original: Guilherme Castelo

sábado, 22 de agosto de 2009

Das Verdades Religiosas Absolutas




Porque será que todo "crente" tem "certeza absoluta" sobre tudo o que diz? Acho incrível eles aceitarem tão plácidamente que a idéia de um deus que fez tudo e está em tudo é suficiente pra explicar todos os segredos do universo.Como é possível que tantos "detentores da verdade" detenham tantas "verdades" diferentes??? A ciência, por outro lado, busca não a "verdade", mas respostas. Satisfatórias. PROVÁVEIS.

Sabe o que eu acho interessante? Quase todos esses supostos “detentores da verdade universal”, que explicam tudo apenas com a simplória (e insuficiente) visão de um deus em TUDO, dificilmente citam suas “fontes”. Dizem: “um professor famoso”(?), “como diria o filósofo”, e esse tipo de coisa. Nada pessoal, mas essas pessoas, aparentemente, não tem NENHUMA noção do que seja MÉTODO CIENTÍFICO. É preciso provar o que se diz, amigo. Se você cita alguém, CATALOGA a citação. Se afirma alguma coisa, tem que estar preparado para ser provado e contestado.

A teoria da evolução, se chama “teoria” unicamente para que a ciência não pareça mais uma “verdade universal”. Tudo que afirmamos, provamos. Todos os passos da Evolução podem ser verificados e provados, assim como a idade da Terra, a origem da vida gestacional, e todos os outros “mistérios” que os “religiosos” costumam explicar apenas como “milagres” ou “obra de deus”. O cientista, é antes de mais nada, um incansável inconformado. Sempre há mais para saber. Jamais aceita que algo “é assim por que é”.

Somos pessoas que dedicamos nossas vidas a procurar respostas VERDADEIRAS, prováveis, palpáveis.

É muito fácil dizer que um suposto deus nos criou, sem ter que se preocupar em provar quando, como nem onde. Até a própria origem do suposto deus é enevoada, (e indiscutível para eles). É incrível como tais pessoas usam arreios voluntariamente. Parecem não perceber que algo tão importante como a origem do seu deus devia ser algo amplamente discutido entre eles, e não ser proibida por seus dogmas, sob a pena de considerado “blasfêmia”. Vivem cegos, repetindo o que seus pastores lhes dizem! Pensam, com pensamentos alheios.

Pois eu lhes digo: Questionem!!

Questionem seu deus, seus pastores, seus dogmas. Desafiem o conhecimento pré-estabelecido, e vocês verão do que de fato suas religiões são feitas. Não tenham medo de pensar, porque lhe disseram que é pecado. O que é um pecado é você já utilizar apenas 5% do seu cérebro e ainda ter medo de fazê-lo. Pecado é viver essa vida, que é tão curta, sem sentir a emoção de PENSAR COM SUA PRÓPRIA CABEÇA. Pecado é aceitar todos os contos de fadas, anjos e demônios que te contam, sem se questionar.

E finalmente, se após pensar CRITICAMENTE sobre essas coisas (e todas suas outras dúvidas, porque não?), após pesquisar a fundo e com afinco, em várias fontes, após PROVAR suas teses (como nós, cientistas, fazemos), com a mente aberta (e aceitando que suas crenças PODEM ruir), você preferir continuar com sua fé nas mesmas coisas de antes, ao menos terá uma visão MUITO mais ampla do mundo e da vida. Para PROVAR que cientistas pesquisam, cito sua própria bíblia: "Provai de tudo e retei o que é bom". Esse "provai" tem o sentido de experimentar, buscar conhecer, testar, por à prova. Então, faça isso! Ponha suas convicções à prova. Alguns dirão aqui: "Não preciso provar nada, eu sei que foi deus que fez tudo". Mas eu lhes pergunto: supondo que seu deus nos tivesse criado, uma máquina perfeita como somos, porque nos impediria de pensar acerca de algo? Porque nos negaria alguma resposta?

E afinal, que mal te faria pensar mais um pouco?

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Essas coisas...



Coisas chatas, cotidianas
Porquê não me esquecem por uma semana?
Coisas feias que eu vejo,
Fedem, que nem percevejo.

Coisas sempre tão complicadas,
quase sempre levam a nada.
Porquê tanto falatório?
Isso só pode ser compulsório...

Falta clareza e objetividade
Falta calor, falta verdade.
Devemos partir de um ponto fixo,
SÓ NÃO PRECISA SER TÃO PROLIXO!

___________________________
Original: Guilherme Castelo

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Round two: Fight!

Então é isso. Começou a guerra declarada. Chega de ameaças veladas, de denúncias sutis e tramóias de bastidores. Agora é guerra mesmo, suja, dura cruel. Agora é dedo no olho, tapa na cara, pé na bunda. Vale tudo. E isso tudo, não vale nada. Chega uma hora em todas as guerras em que é preciso arriscar tudo, para tentar vencer. É perciso ser arrojado para ousar. Mas, acima de tudo é preciso saber a hora de parar! Parar de atacar, parar de se mover, parar de respirar, até. Muitas guerras são perdidas por excesso de ataque. No ímpeto de massacrar, alguns expõe seus próprios pontos fracos. Lembram do Aquiles? Pois é, era só um pontinho fraco... Acredito que estejamos presenciando exatamente uma situação assim. Duas super potências digladiando-se abertamente, sedentas de sangue. Cada uma exibe suas armas e estratégias, cada um usa seu poder de fogo. E ninguém se importa com quem está no meio desse fogo cruzado. Nós no caso.
Ontem caiu uma bomba bem aqui na minha sala: Uma parte do império de uma delas, não é nem mesmo dela. Foi "incorporado", na época da ditadura! Claro que houve contra-ataque: revelou-se que o líder da outra usa indevidamente o dinheiro de seus correligionários para lucros pessoais e compra de aviões. E eles continuaram se agredindo. Aliás, faz uma semana, mais ou menos, que eles não param de se agredir. Claro que tem um lado bom. Toda a guerra tem um lado bom, a despeito do horror que causa. É essa porfia entere os contentores que faz os equipamentos, as máquinas, enfim o mundo evoluir. Em nossa guerra particular não será diferente. O problema é todo o lixo e sangue deixado pra trás. Os seres que vem do mar, Marinhos, portanto, não admitem perder o poder, já conquistado e consolidado há muitos anos. É compreensível. O poder é mesmo tentador. E por poder, entendamos dinheiro. Quando nos acostumamos a governar o mundo que é regido pelo dinheiro, é amsolutamente insuportável a idéia de perdê-lo. Claro que a essa altura, você já percebeu que a guerra da qual estou falando não é bélica ou armamentista no sentido tradicional. Estou falando de uma guerra que está acontecendo dentro de nossas TV´S e em nossos tribunais. Alguns tribunais, note-se. Porque alguns não tem coragem de se envolver nesse "furada". A "toda-poderosa" Rede Globo, finalmente sentiu um abalo. Após todos esses anos de monopólio, de controle da censura (é, pq só o que a Globo dizia e fazia era o certo!), alguém se ergueu para desafiá-la. Quer dizer, não se ergueu, foi erguido, pois quem começou foi a própria Globo.

Acontece que eles estavam acostumados a mandar e desmandar no Brasil, nos políticos, nos esporte, Criando tendências, mudando o horário do Campeonato Brasileiro, só pra não tem que diminuir a novela nas quartas à noite, estavam acostumados a mandar na CBF, detendo assim direitos de exclusividade na transmissão de jogos da Seleção, e claro, estavam mais que acostumados a Conceder (ou Não) o direito às outras emissoras para RE-TRANSMITIR seu sinal, quando em eventos importantes, uma vez que eram sempre eles que tinham preferência e exclusividade.

Bom, os tempos mudaram. As próximas Olimpíadas, por exemplo, foram "arrancadas de suas mãos" por um adversário que chegou meio despretencioso, meio se fingindo de morto, mas quando deu o bote, foi certeiro: A rede Record emplacou logo além do seu canal norma (que já ta muito bom), a Record News, emissora 100% notícias, 24 horas e o melhor "de grátis!" O que nos leva à pergunta: e a Globo News, porque é "canal fechado"? E a resposta: Porque a Globo é elitista pra cacete!! Não notaram? (mentira!!) É só assistir ao JN com atenção, por exemplo, que você nota. O que é mais importante pra VOCÊ: o preço da cesta básica ou o índice de flutuação semestral da Nasdaq? A taxa de amortização dos grandes investimetos no mercado de futuros ou Quanto de juros estão embutidos no pãozinho francês que é só o que você (a maioria de nós!) tem grana pra comprar de manhã? As novelas se empenham o máximo pra mostrar o mundo glamouroso que cerca os ricos, sem se importar com a distância que isso impõe aos mais pobres. Não é que a novela só deva mostrar desgraça e pobreza, mas fala sério, quantos RAJI você conhece? Quando foi a sua última viagem à Ìndia? É uma hora e tanto, todo dia, mostrando ao povo uma riqueza, um luxo, que eles jamais poderão ter. Chega a ser vergonhosa essa forma de tripudiar sobre nossa miséria. Milhões gastos para nos fazer perceber que jamais teremos um "milhinho" sequer.

Nessa contrapartida, vem a Record, mostrando as favelas, a vida dura nas comunidades, a exploração, a corrupção, tudo no mesmo horário nobre, em uma novela que fala uma língua muito mais popular. Todos nós sabemos o que é o tráfico, a corrupção da polícia, dos políticos, das igrejas. Nós, os verdadeiros brasileiros, sabemos o que é a fome, e O QUANTO ELA DÓI. Vem a Record, com seriados interessantes, intrigantes, que nos prendem. Com filmes recém lançados, com talk-shows e reallity-shows muito mais inteligentes (Ah, fala sério, é muito mais interessante e estimulante ficar em uma fazenda, com OBRIGAÇÕES diárias, para com os bichos e o próprio funcionamento da fazenda, que ficar três meses trancados em uma casa, sem NADA DE ÚTIL pra fazer, além de arrumar confusão e pagar mico!). Além é claro, dos jogos da UEFA champions league, que nós sabemos, tem os melhores jogadores de futebol do planeta, disputando um dos torneios mais importantes do mundo. Tá bom, a Globo tem o Brasileirão. Mas... Você já VIU o Barça jogando, o Milan, O Liverpool? Pois é... Se não foi à cabo, foi na Record!!

Só pra deixar claro: Não estou "levantando bandeira" pra emissora alguma. Estou apenas expondo os fatos, tal qual eles são. Claro que não concordo com a safadeza que é pegar o dízimo dos fiéis e comprar avião pra pastores, comprar carros de luxo pras suas esposas, OU EMISSORAS DE TELEVISÃO. O que eles alegam é que é pra "fazer a obra de deus", mas quem vê os milhões de reais oriundos dos comerciais veiculados, não é esse suposto deus, é o pastor. E ele investe pesado. Só no templo de Manhattan ele gastou perto de 5 milhões de dólares!! Claro, que não há como fiscalizar o transporte desse dinheiro e bens da igreja através das fronteiras (o que constitui o crime de evasão de divisas), uma vez que os "pastores" vão alegar tratar-se dos bens da igreja, e que a despeitos de terem vários templos, ela é uma só. Claro QUE DISCORDO VEEMENTEMENTE do fato de elas (as igrejas) serem um dos únicos tipos (senão o único) de negócio 100% livre de impostos! (O próprio cristo deles não disse pra dar o que era de César?). Mas como se pode perceber, no lado da Record a discussão fica mais quente, pois não mexe só com as preferências televisivas das pessoas, também tem a ver com a fé que dizem sentir, não só na "instituição Universal", como na pessoa de seus pastores, que como nós vimos. recebem ordem de executar a doutrina do "ou dá, ou desce", do próprio Edir Macedo. É como ele mesmo disse: "Se um não der, tem 10, 100 que vão dar!"
De qualquer forma, não é o objetivo desse simpório artigo dissertar sobre os valores e contra-valores da igreja, tenha ela o nome que tiver. Antes, é meu objetivo colocar essa guerra da mídia mais em evidência ainda, só que dessa vez por aqueles que são de fato os maiores interessados no seu resultado. Quantas baixarias ainda teremos de ouvir (e assistir!) antes deles perceberem que o fato da Record estar crescendo é, na verdade, POSITIVO para o Brasil? Não sou eu quem diz, é Marx. É a lei da oferta e da procura. Se tem alguém ameaçando a tua fatia de mercado, o ideal é que você MELHORE seus serviços e ofertas para conquistar o público. Ou seja, fazer um esforço de evoluir, de melhorar, para não ficar pra trás. Só que dessa vez, a Poderosa Globo, se viu de calças curtas. Demorou muito pra reagir. Quando quis o "inimigo", já tinha Newsrooms espalhadas pelo país inteiro. Já havia cedido a Record News, na faixa pra todo mundo, já tinha criado o programa "Hoje em Dia", o que acabou com as manhãs da Globo.

Agora eles tentam reagir. Desnorteados, pois nunca haviam estado em tal situação. Nunca tiveram que "correr atrás do prejuízo". Muito pelo contrário, sempre impuseram isso aos outros. Se acostumaram a ser os primeiros em tudo, e agora estão desesperados com essa ameaça real.

Nesse sentido eu achei bom. É como eu digo, Um dia a caça vence!

E então Plin, plin, como é ser a segunda?



sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Brasil




Brasil
Cazuza
Composição: Cazuza / Nilo Roméro / George Israel

Não me convidaram
Pra esta festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...

Não me ofereceram
Nem um cigarro
Fiquei na porta
Estacionando os carros
Não me elegeram
Chefe de nada
O meu cartão de crédito
É uma navalha...

Brasil!
Mostra tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim

Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...

Não me convidaram
Pra essa festa pobre
Que os homens armaram
Pra me convencer
A pagar sem ver
Toda essa droga
Que já vem malhada
Antes de eu nascer...

Não me sortearam
A garota do Fantástico
Não me subornaram
Será que é o meu fim?
Ver TV a cores
Na taba de um índio
Programada
Prá só dizer "sim, sim"

Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim

Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...

Grande pátria
Desimportante
Em nenhum instante
Eu vou te trair
Não, não vou te trair...

Brasil!
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim

Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do teu sócio?
Confia em mim...(2x)
Confia em mim
Brasil!!
Posted by Picasa

Cobradora Boxer X Ladrão Azarado

Foto: Antônio Melo

É gente, é como eu sempre digo, "um dia é da caça o outro do caçador". Essa matéria eu retirei na íntegra do site do Diário do Pará, edição do dia 13 de agosto de 2009. Um sujeito entrou em uma van, em Belém, e simplesmente resolveu assaltar a lotação. Agora o surreal: Com uma arma de brinquedo! E ainda se achou no direito de agredir as pessoas, verbal e fisicamente. Até que se percebeu que a arma que ele brandia era na verdade, falsa. Agora, pensa num ladrão azarado! Além de terem notado que a arma era de brinquedo, A COBRADORA AINDA ERA BOXER!! Arrebentou o ladrão na porrada!!!!!!!!!!
Tem dúvidas do azar do infeliz? Então, tá: Milagrosamente, justo nessa hora, tinha uma viatura parada no sinal, e o motorista colou nela, o que chamou a atenção dos guardas. Aí é que foram elas: os guardas mesmo já tendo "imobilizado" o ladrão, não puderam impedir a nossa cobradora predileta de acertar uma LINDA sequência NA CARA do biltre. Não é que eu apóie ou incentive a violência, mas como brasileiro, vítima desse sistema INJUSTO, quantas vezes, indignado, já quis pegar certos facínoras que existem por aí e QUEBRAR-LHES A CARA. Vocês não? Sejamos francos...

**********************

Cobradora valente vira "heroína popular"


Gabriela nocauteou um ladrão na noite da última segunda-feira
Só hoje, eu já contei sobre o caso mais de dez vezes e já me chamaram até de ‘Popó’”, disse, sorrindo, a cobradora Gabriella da Conceição de Oliveira Cabral, que nocauteou um ladrão na noite da última segunda-feira, em Ananindeua, após assalto à van em que ela e o irmão trabalham. Bastante machucado e baleado na perna, o acusado Cristiano Guimarães Pinheiro, 22 anos, foi levado para o Hospital Metropolitano e, a seguir, para a Seccional da Cidade Nova, onde foi autuado por roubo.

O caso foi destaque de ontem no DIÁRIO DO PARÁ e em rede nacional de televisão. O caso ganhou até proporções internacionais, com a divulgação da notícia pela TV Band News.

A coragem da jovem de 21 anos impressionou a todos. “Todo mundo me pergunta o que houve. Me parabenizam. Ganhei da TV RBA até uma bolsa de estudos em uma faculdade”, disse a jovem. Gabriella chegou a cursar o 1º semestre de Administração na Fapan, curso em que a faculdade ofertou uma bolsa de estudos à “boxeadora”, o que foi anunciado pelo apresentador Ronaldo Porto ontem na TV RBA.

Mais calma, mas ainda revoltada com tudo o que aconteceu, a jovem curtia a família e disse que agiu no momento certo graças aos ensinamentos do pai. “Na hora, eu fingi que estava chorando para tirar a atenção dele, porque eu esperava o momento certo para reagir. Meu pai, que era militar, me ensinou que se a gente acertar um golpe no queixo do alvo ele desmaia na hora”, falou Gabriella.

Waldir Cabral, 54 anos, pai de Gabi, contou que sempre aconselha os filhos a nunca regirem a assaltos, mas se perceberem que há possibilidade de atacar o criminoso, é preciso ser cauteloso.

“Eu mostro para eles que é preciso estudarmos tudo com calma. A cada passo na rua, devemos observar ao nosso redor como poderemos agir em caso de abordagem de um criminoso. É preciso fazer o assaltante acreditar que você vai colaborar e se, de repente, ele se distrair, os golpes devem ser precisos”, contou o senhor.





Gabriella queria defender o irmão

Em entrevista ao DIÁRIO, a “heroína” contou detalhes do fato:

DIÁRIO - Quando ele anunciou o assalto, quantas pessoas estavam no veículo?

Gabriella - Só havia uma senhora na van, mas em momento algum ela reagiu. Ele falava que se a gente não entregasse toda a renda do dia e a van ele nos mataria. A seguir, pegou o celular da passageira e antes de pedir o meu e o do ‘mano, eu consegui escondê-los.

DIÁRIO - Ele bateu em vocês?

Gabriella - Em mim e no meu irmão. Eu fiquei olhando para ele para tentar gravar a fisionomia para depois fazer um retrato falado. Aí ele percebeu que eu estava olhando e me agrediu.

DIÁRIO - Em que momento você decidiu reagir?

Gabriella - Quando meu irmão se jogou da van e ele apertou o gatilho. Só vi o ‘mano’ cair no chão e pensei que ele estivesse morto. Subiu uma raiva tão grande que eu não pensei em nada e avancei nele. O revólver caiu no chão e começamos a lutar. Ele me deu um chute e tentou pisar no meu rosto, mas quando foi fugir pela janela, puxei pela calça dele e apliquei vários socos. Tentei dar no queixo dele, mas não consegui.

DIÁRIO - Você percebeu logo que a arma era de brinquedo?

Gabriella - Não, eu fui para cima dele porque pensei que meu irmão estivesse morto, mas para mim a arma era de verdade. Só soube que era de brinquedo quando, fora da van, os policiais pegaram o revólver. Fiquei com tanta raiva que parti para cima.

DIÁRIO - Você teve medo?

Gabriella - Quando ele disse que ia nos levar para a avenida Independência e lá que o assalto ia começar. Ele já havia batido em nós, então eu pensei que ele ia fazer algo muito pior com a gente.

DIÁRIO - Você luta algum tipo de arte marcial?

Gabriella - Não. Mas pratiquei capoeira dos 12 aos 15 anos. Ultimamente não pratico o esporte. Só dou uns socos, de vez em quando, no saco de boxe do meu cunhado que está ali no pátio. Um vez fiquei olhando ele fazer e durante uns dias treinei lá.

DIÁRIO - Você não tem medo de vingança?

Gabriella - Olha, eu acredito muito em Deus e o que ele decidir para mim, será. (Diário do Pará)

******************************
Palavras dela.

Pessoalmente acho que ela tem é que "abrir os olhos". Nós sabemos que no Brasil, ladrão não fica na cadeia. Daqui a pouco ele tá aí nas ruas, e com essa superexposição do nome e imagem dela, acredito que ela corra sim algum tipo de perigo. Então, cuidado gatinha!!

De qualquer forma, mesmo sabendo ser perigoso e até imprudente reagir, só posso PARABENIZÁ-LA pela atitude (sabe lá o que ele ia fazer em seguida!!), dizer-lhe que fiz meus também seus socos, assim como MUITOS de nós, paraenses, brasileiros. Suas mãos, eram NOSSAS mãos, de indignação, de exasperação, de revolta. Estamos indefesos, porque somos aconselhados (pelo próprio bom-senso) a não agir nunca, a ser assaltados, apanhar, e calados. Estamos indefesos porque quem devia nos proteger não é capaz de fazê-lo.

E o que sobra então pra nós? O bagaço da laranja...

Mas dessa vez, safado, você se deu mal. Tá pensando que é assim? que vão ganhar todas? que tá tão avacalhado que até com arma de brinquedo neguinho já tá se sentindo à vontade pra bater em mulher, em homem, em todo mundo?? Tá pensando que todo mundo é otário?????

Ah, isso é que não...

Valeu Gabi!!

*********************
É isso aí, contando com a história do gato na sacola, são DOIS PONTOS pra nós!!!!!!!! hehehehe!

domingo, 9 de agosto de 2009

Ao meu homem de aço:

Dia dos pais.

Outra vez eu tô duro, e não vai rolar presente.
Dizem os sábios que cada um só dá o que tem. Eu só tenho palavras, e sentimentos, pai. Portanto, vou juntar meus melhores sentimentos, às minhas melhores palavras, pra tentar te fazer uma homenagem à altura.

O que representa o dia dos pais pra mim? O mesmo que pra ti, ou seja, quase nada. Acreditamos que TODOS os dias devam ser dos Pais, das Mães, da Família. Contudo, a data em si tem sim uma função importante: REITERAR. Se bem pensarmos, apesar do respeito, da amizade e companheirismo até, que há em nosso cotidiano, não há muitas demonstrações de afeto. Não te culpo. Na verdade isso parece ser uma característica genética do seu lado da família. As pessoas por mais que amem, não demonstram muito. Lembra como era difícil arrancar um abraço da Dona Hilda? Pois é, mais não há dúvidas do amor dela. Ao menos por ti, não, hehehe.

Então, como eu ia dizendo, serve pra reiterar, ou seja, reafirmar, nossos sentimentos de forma mais explícita. De repende dá a oportunidade que não temos no dia-a-dia. Então deixa eu usar essa oportunidade pra te dizer umas coisinhas:

Pai, você sempre foi meu herói (lembra a primeira vez que eu te disse isso? claro que não, né? hehehe). Sou um observador (quase sempre) calado das coisas que acontecem no teu mundo. Já te vi, sofrer, já te vi lutar, já te vi quase sucumbir ao "peso da tua cruz". SÓ O QUE NUNCA TE VI FOI DESISTIR. Claro que já te vi adiar sonhos, e retomá-los, mas nunca paraste de tentar. Já fizeste quase tudo nessa vida, e nunca deixas de tentar algo novo, com a esperança de sucesso.

Me criaste, a despeito das dificuldades. Me ensinaste, a despeito da minha teimosia.

Com teu exemplo forjei meu caráter, e até as tuas manias, jé peguei um pouco.

Talvez nunca tenha te dito com TANTAS palavras, mas sei que és meu melhor amigo. O único que me ama mesmo, pelo menos. E sabe pai, mesmo sendo meio cafona, e pouco frequente entre nós, quero dizer QUE TAMBÉM TE AMO. Você é o melhor pai que eu tenho, entende? Só tenho você, e só a idéia de te perder um dia, é mais torturante pra mim do que você jamais vai imaginar.

Pai, você é o cara! É um sujeito que mesmo meio sem saúde, não perde a unidade da nossa tão pequena célula familiar. Nunca te vi passar um dia dormindo, ou fazendo corpo mole. Mesmo quando não há nada pra fazer você inventa algo. Se começa a fazer uma coisa, não para nem pra comer. E como trabalha! Já te vi construir várias casas com tuas próprias mãos. Casas onde eu morei. Casas que chamei de lar. Agora mesmo, olho da minha janela e te vejo pendurado no muro, preenchendo as colunas da tua nova casa, com cimento.

Mas claro que nem sempre são flores, não é pai? Nem poderia ser. SOU TEU FILHO. Partilho ao menos metade dos teus genes, o que quer dizer que herdei VÁRIAS características tuas (além da enxaqueca!). Também sou determinado, pai. Também tenho essa tua personalidade forte, e TAMBÉM SOU TEIMOSO, como você. Apenas temos comportamentos diferentes frente às mesmas questões, às vezes.

Preciso que entendas que mesmo que eu não fique te beijando e abraçando o tempo todo, mesmo que eu seja o maior chato do universo, eu te amo, e me preocupo contigo. Quando às vezes dou opiniões sem ser convidado à conversa é sempre pensando no que seria o melhor pra ti. Imagino que às vezes pareça que eu quero mandar na tua vida, né? Desculpa, se mesmo com todas as palavras à minha disposição, às vezes, não consigo me comunicar direito contigo.

Mas hoje, nesse Dia dos Pais, quero te fazer essa pequena homenagem, em agradecimento à todo o amor e dedicação que me dispensaste, a minha vida inteira.

Obrigado por tudo, pai.
Quando eu crescer quero ser igual a você.

Parabéns por esse dia. VOCÊ MERECE.
Feliz dia dos Pais.
Amo você.

Carinhosamente,
Teu filho.
***********************

***************************


Pai

Pode ser que daqui a algum tempo

Haja tempo pra gente ser mais

Muito mais que dois grandes amigos

Pai e filho talvez


Pai

Pode ser que daí, você sinta

Qualquer coisa entre esses 20 ou 30

Longos anos em busca de paz


Pai

Pode crer eu Tõ bem eu vou indo

Tô tentando, vivendo pedindo

Com loucura pra você

Renascer


Pai

Eu não faço questão de ser tudo

Só não quero e não vou ficar mudo

Pra falar de amor pra você


Pai

Senta aqui que o jantar tá na mesa

Fala um pouco, tua voz tá tão presa

Nos ensina esse jogo da vida

Onde a vida só paga pra ver


Pai

Me perdoa essa insegurança

É que eu não sou mais aquela criança

Que um dia morrendo de medo

Nos seus braços você fez segredo

Nos seus passos você foi mais eu, eu


Pai

Eu cresci e não houve outro jeito

Quero só recostar no seu peito

Pra pedir pra você ir lá em casa

E brincar de vovô com meu filho

No tapete da sala de estar

Pai, pai


Você foi meu herói, meu bandido

Hoje é mais, muito mais que um amigo

Nem você nem ninguém está sozinho

Você faz parte deste caminho

Que hoje eu sigo em paz

Pai, paz.


************************

(De Fábio Jr. - Pai)

O bicho tá pegando!!



Daí certo dia encontrei um amigo de infância (alô Cláudio!), que por uma dessas coincidências do destino, trabalha na equipe de segurança da Unama, minha universidade. Conversávamos sobre o campus e as coisas estranhas que e curiosas que acontecem por lá, quando ele saiu com essa:

"- Pior foi uma noite dessas que chegou uma mulher no portão, meio chorando, meio rindo, toda nervosa. Quando a gente foi saber o que havia, ela contou que naquele dia, mais cedo, havia morrido o seu gato. Tendo em vista ela morar no centro da cidade, não havia um bom lugar pra enterrar o bichano condignamente, então ela resolveu pô-lo em uma sacola e tentar achar outra destinação pro bicho. Só que ela não quis usar uma sacola plástica, vai ver ela achou que era coisa de gato pobre, sei lá, mas ela pegou uma sacola dessas de papel, toda bonitona, de loja famosa, e tacou o gato dentro. Lá ia ela pela rua, pensando no que fazer com a bagagem, quando ela ouve:
"- Perdeu dona, passa a sacola!"
Ela só eestendeu o braço com a sacola, nem levantou os olhos.
Já o ladrão, nervoso com a situação (como sempre), passou a mão na sacola e saiu correndo.
Ela disse que ficou uns segundos parada, meio em choque com o absurdo da situação, e então veio correndo buscar abrigo lá com a gente, com medo de ele voltar."

Claro que me espoquei na risada. Minha imaginação é absurda e já criei a cena toda na cabeça. Fala sério, deve ter sido surreal.

O mais legal é que esse é um "causo" de assalto que acabou bem, né? Ao menos pra vítima.

Já ao ladrão só posso dizer: Um dia é da caça, outro do caçador. Dessa vez, quem "perdeu" foi você, mané!!

Só queria ter visto a cara dele ao abrir a sacola...

sábado, 8 de agosto de 2009

Exmo. Vice!

Ontem, ao "folhear" o site "Brasil- Último Segundo", me deparei com essa nota. Li, reli, e confesso que fiquei preso à ela. Sabe quando você vê ou lê alguma coisa e parece que dispara um alarme no seu cérebro? Começam a chover pensamentos, conexões, e você acaba ficando louco se não falar pra alguém, ou no meu caso, escrever.

Fui "Petista" a vida toda, e lá se vão 16 anos de votação. Já elegi muitos políticos. Prefeitos (alô Edmilson Rodrigues!), a governadora Ana Júlia, e o titio Lula. Acreditava numa FILOSOFIA partidária, ilusão essa que se quebrou com a série de escândalos à que minha já frágil fé no sistema, foi submetida.

Contudo, ao ver o Exmo, ali deitado, entubado, pensei nos dois lados da questão: O humano lutando pela vida, e o político, QUE ESTÁ DESMORALIZADO! Sim, porque, se vocês notarem bem, na nota abaixo, podemos perceber claramente a peregrinação que o Vice está (ou esteve) fazendo esses dias. Hospital Albert Einstein, Sírio-Libanês... Até nos EUA ele esteve esse mês!

Mas aí eu fico me perguntando: Nos EUA, vice-presidente? Porquê?

Só em (Grandes e famosos) hospitais particulares? Como assim?

Claro que desejo suas melhoras, senhor. Já disse antes, ajudei a erguer este governo. Mas... O ministro Temporão não falou outro dia que o SUS era o melhor sistema de saúde pública do mundo? Os números mostrados por vocês (em campanha ou não), não demostram os seus chamados "resultados satisfatórios"?

PORQUE AFINAL, O SR. TEVE QUE IR TÃO LONGE BUSCAR "SAÚDE"? Por acaso o senhor não tem fé nos nossos profissionais, formados aqui mesmo, EM NOSSAS UNIVERSIDADES? EM NOSSOS CURSOS DE MEDICINA? O que houve, vice?

Então nossos hospitais públicos não são bons o bastante para cuidar do VICE-PRESIDENTE? (E nem da nossa querida Dilma, não é?). Engraçado...

Pois vocês sabem QUE SÃO ESSES OS HOSPITAIS QUE NÓS USAMOS???? Pois é, nós, que com a união dos nossos votos, decidimos quem vai levar uma bolada mensalmente, por quatro anos. Alguém ("alguéns") que elegemos PARA CUIDAR DE NÓS!! Que ingenuidade, hein?

Pois é, senhor, somos nós, eleitores, povo brasileiro, que temos que madrugar nas filas do SUS, que nos acotovelar nas portas das Unidades Básicas de Saúde! Saúde... Somos nós que ESTAMOS MORRENDO COMO MOSCAS, VÍTIMAS DA GRIPE SUÍNA, pelo Brasil à fora.

Boa Sorte ao senhor, Vice-Presidente. Espero sinceramente que o senhor melhore, e VOLTE A ASSUMIR O CARGO PARA O QUAL FOI ELEITO. Precisamos do Sr. sim, mas vivo, bem E TRABALHANDO!

SÃO PAULO - O vice-presidente da República, José Alencar, segue internado no Hospital Sírio-Libanês. Segundo boletim médico divulgado nesta segunda-feira, o paciente evolui bem e consegue andar. Alencar volta a se alimentar nesta segunda-feira.

Na última sexta-feira, ele foi submetido a uma cirurgia para tratamento de obstrução do intestino grosso, decorrente de nódulos tumorais.

No domingo, Alencar deixou a Unidade de Tratamento Intensivo do hospital e foi transferido para uma unidade de tratamento comum.

O procedimento da colostomia - uma abertura no abdome para o desvio do intestino grosso e descarte por meio de uma bolsa coletora, presa ao corpo no lado direito externo - foi necessário em razão da presença de tumores na região pélvica que impediam o funcionamento normal do intestino. Foi a segunda intervenção neste mês e a 15ª dos últimos 12 anos em tratamentos contra o câncer, descoberto em 1997.

Alencar já tinha recebido alta na última quinta-feira (23), mas teve de retornar após passar mal por causa da nova obstrução.

A cirurgia

José Alencar chega ao Hospital Sírio Libanês

José Alencar volta ao Hospital na sexta-feira

No início da noite de sexta-feira (24/07), o cirurgião gastroenterologista Raul Cutait explicou que o vice-presidente já vinha mostrando sinais de obstrução intestinal há pelo menos um mês e meio, mas pediu aos médicos que evitassem o procedimento da colostomia e lhe dessem a oportunidade de que o problema se resolvesse por meio de tratamento por meios alternativos.

"Infelizmente, a evolução não foi tão favorável como todos nós queríamos", afirmou. "Embora ele tivesse alguma dificuldade, este problema se mostrou agudo de ontem para hoje". Segundo Cutait, a cirurgia foi bem-sucedida e Alencar vai continuar internado entre 5 e 7 dias para se recuperar.

"Não houve nenhum problema maior e todos os sinais vitais estão perfeitos. Foi como se tivesse sido uma cirurgia menor. Mais uma vez ele foi um bravo e um forte", avaliou o médico.

Após o período de recuperação, Alencar deve voltar a tomar os medicamentos que vem utilizando para conter a evolução do câncer e que fazem parte de um tratamento experimental desenvolvido em Houston, nos Estados Unidos.

************

Mais uma vez: Sucesso aí, senhor. Mas ao sair, lembre de nós, que provavelmente nunca vamos nem entrar na recepção de um Sírio-Libanês, mas que precisamos estar vivos e saudáveis, pra votar de novo, ano que vem!

Atenciosamente,

Guilherme Castelo.

Gostou? Compartilhe: